domingo, 30 de março de 2014

Tudo Passa!



Eu tive uma infância feliz e uma adolescência dificílima, não por conta dos questionamentos e rebeldia que assombra a idade, neste quesito fui tranquila e não aborreci meus pais ou professores. Foi difícil porque por um longo período, meus pais enfrentaram sérias dificuldades financeiras e tivemos que “apertar bastante o cinto” para economizar. Tudo era pesado, medido e regrado. Nada de gastos com roupa ou sapato novo por um muito tempo... Nada de viajar nas férias... Nada de restaurantes ou passeios em parques... Nada de nada novo. Somente o colégio foi mantido como prioridade.

Lembro-me de ter visto meu pai chorar e minha mãe o abraçar dizendo que aquilo iria passar e depois ir chorar no banheiro desesperada. Lembro-me dela abatida e chorosa e meu pai abraçá-la tentando tranquilizar o seu coração angustiado. Na fase mais difícil da nossa vida, onde a gente contava moeda e andava pela rua, olhando atentamente pro chão, desejando a sorte de encontrar qualquer cinco centavos perdido na calçada para somar com as outras moedas e comprar mais um pão para comer no jantar, meus pais foram exemplo de honestidade, amizade e fé. Neste período de pobreza que passamos, nunca ouvi um gritar com o outro, nenhuma briga ou cobrança. Quando o dinheiro faltou realmente dentro de casa, o amor e o respeito se fez presente da maneira mais linda e sólida que já vi e isso marcou para sempre a minha vida e do meu irmão.

Com muita força de vontade, paciência, fé em Deus e união (e economia) fomos dando a volta na situação e aos poucos afrouxando os cintos e respirando com menos angústias no peito. De tudo o que vivemos, tiramos grandes lições e aprendemos que é preciso investir em estudos, poupar um dinheirinho e manter a cabeça no lugar pra não fazer, pensar ou dizer nenhuma bobagem.

Quando dizem que “Tudo Passa”, acreditem, passa mesmo! E é com essa lição que eu sigo meus dias: TUDO PASSA!! Momentos difíceis, de dor e de luto. Situações onde a gente não encontra uma saída, medo, desolação, coisas ruins... Tudo isso passa. Assim como nenhuma felicidade é eterna, (infelizmente) até as coisas boas também passam. Precisamos ter sempre a boa vontade e coragem para seguir com a luta e o esforço do dia a dia, trabalhando, aprendendo coisas novas que somem sempre ao nosso amadurecimento pessoal e profissional, semeando o bem e preservando as amizades.
Amigos e família unida, minha gente, não tem preço!!!

5 comentários:

  1. Que lindo teu depoimento e mensagem ao final. Tudo passa mesmo! Triste é quando a família passou por dificuldades para ajudar um dos seus filhos e esse, anos depois, lhes vira as costas. Tu sabes bem ver tudo o que teus pais passaram e passaste junto! Unidos.Essa é a união que vale! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Selma, minha infância e adolescência também foram marcadas por essa mesma dificuldade. Lembro-me de meu pai chegando em casa e dizendo - vão aumentar o aluguel da barbearia. Então eu já sabia que mais momentos difíceis viriam.
    Também superamos e aprendemos muito.
    Tudo passa - é uma bela lição de paciência, perseverança e honestidade.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Selma,
    por termos tido situações bem parecidas na infância e na adolescência, delas tiramos aprendizados definitivos que moldaram nosso caráter e iluminam nossa alma.A força e o exemplo de teus pais são faróis que te conduzem e orgulham.
    Tudo passa__ a resiliência é uma arte.
    Bjos e boa semana.
    Calu

    ResponderExcluir
  4. Olá Selma!!
    Tudo passa mesmo!
    Que bom que vc tirou proveito de toda essa situação negativa;

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  5. Selma, pois é isto que não me canso de dizer a pessoas que estão sofrendo ou que se julgam sempre 'as prejudicadas, as infelizes'. Todos nós temos um cálice de sofrimento na vida e o que importa é ter apoio de amigos e família, o tempo ajuda a ultrapassar e visualizar de outra maneira a tudo.
    Como bem disse a Calu acima, a palavra é Resiliência, e muitos de nós conseguimos isto para dar registro e apoio a outros.
    um grande abraço carioca

    ResponderExcluir