sábado, 20 de julho de 2013

Sobre os amigos que guardamos no lado esquerdo do peito.



Lembro até hoje dos primeiros amigos que fiz na infância, uma especialmente.  Eu tinha uns sete anos e estudava na Escolinha Monicalândia, no interior do Maranhão, quando conheci Marisa. Eu lembro que Marisa sempre usava trança no cabelo e eu achava linda aquela trança no cabelão dela. Marisa era uma criança doce, super tranqüila, inteligente e que sabia fazer contas de multiplicar em pensamento e eu, que sempre detestei matemática, achava aquilo o máximo do máximo.

Lembro que certo dia, um colega da turma derrubou meu lanche e minha amiga Marisa pacientemente tratou de me acalmar e dividiu comigo o seu suco e seu meio sanduíche. Aprendi naquele momento a importância de dividir e ser generoso com um amigo em dificuldade. Claro que meus pais já haviam falado sobre essas coisas, mas o exemplo dado pela amiguinha foi tão forte e verdadeiro que lembro exatamente até hoje como tudo aconteceu. Tem coisa que marca a gente, né?

Estudei com Marisa apenas um ano e depois mudei de escola e ela também. Perdemos contato e nem o sobrenome dela eu lembro. E mesmo depois de mais de duas décadas, lembro com carinho dela e também da mãe dela, que sempre tinha um sorriso no rosto e a mesma doçura no olhar que Marisa.

Depois disso, graças ao bom Deus, muitos amigos verdadeiros encontrei pelo caminho. Amigos que enxugaram lágrimas, que compartilharam momentos felizes, ajudaram em momentos difíceis e que mesmo hoje, distantes geograficamente de mim, sei que posso contar. Sei que terei ombros amigos e palavras verdadeiras de apoio e incentivo e isso é coisa boa demais.

Mas é que hoje, no dia do amigo, quero homenagear minha primeira grande amiga, Marisa. Que mesmo depois de mais de 20 anos, mesmo tendo perdido contato, eu lembro com carinho e fico na torcida de que esteja bem, feliz e com muita saúde.

Feliz dia, Marisa!

Feliz dia, amigos!

30 comentários:

  1. Oi Selma,
    que sentimentos lindos internalizados sobre a prática da amizade...
    Te desejo um lindo findi e uma nova semana abençoada.
    Obrigado por seres essa amigona virtual sempre solidária e carinhosa.
    Bjkas
    Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoo Mila...

      Obrigada pelo carinho, viu?

      Você que é uma fofa e sempre tem dicas maravilhosas.
      Amo o bom astral das suas visitas!

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Selma! Feliz dia! Ainda bem que temos memória e dela ninguém rouba lembranças. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!

      É o que temos de mais nosso, né não? As memórias !

      Beijos

      Selma

      Excluir
  3. Oi Selma!!!

    Feliz dia do amigo!!! É mesmo um dia muito especial!!! Amigos sinceros e verdadeiros fazem muito bem e aquecem a alma!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!

      Aquecem a alma e alimentam o coração.

      Beijos e um dia maravilhoso!!!

      Excluir
  4. Uma história muito interessante! Só conheço a Selma por via do seu blogue, contudo, essa lembrança do seu tempo de escola, retrata a sua sensibilidade. Bem diferente de pessoas que passam ao lado das coisas e das pessoas e nem as olham, quanto mais recorda-las...
    Meu abraço,
    Manuel Tomaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manuel!

      Agradeço por suas palavras carinhosas e por toda a gentileza todas as vezes que me visita aqui no blog.

      Um beijo grande e uma semana iluminada pra você !

      Excluir
  5. Oi Selminha!

    E vc é minha amiga querida que nem piscou e me ajudou quando eu precisei lembra?

    Um beijo especial pra vc hoje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fafah!

      Flor, você merece todo carinho e atenção, sempre!

      Beijos!

      Selma

      Excluir
  6. Oi, Selma!!
    Sua amiga, mesmo pequenina, demostrou o quanto se preocupava com você. Esses gestos de amizade jamais são esquecidos!!
    Eu tinha duas amigas "preferidas" e ambas chamavam "Mara". Era Mara 1 e Mara 2. Ambas queriam ser Mara 1 e eu fazia uma confusão danada!! :) Ah, eu gostava de chamar "Lumara".
    Feliz dia do amigo!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luma!

      Verdade, flor... E a gente nunca esquece gestos de carinho e amizade genuína , né?

      Beijos!

      Excluir
  7. Boa noite, Selma
    Existem pessoas que ficam gravadas em nosso coração e nossa mente pra sempre, é o caso da sua amiguinha, você nunca a esqueceu, e certamente ela também não deve tê-la esquecido.
    Beijo pra você neste dia do amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa!

      Verdade, amada! Gentileza e carinho marcam a gente.

      Beijos

      Selma

      Excluir
  8. Oi M arisa,
    Que bom que conhece Garanhuns, eu adoro aquela cidade, quando minha filha terminar a faculdade
    Sentirei saudades, acho que escolheria morar lá facilmente
    E um feliz dia do amigo para você
    Também
    Bjs.
    Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia!

      Marisa é o nome da amiguinha. O meu é Selma : )

      Mas olha, Garanhuns é uma cidade charmosa na época do frio.

      Beijos!

      Selma

      Excluir
  9. Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito,
    porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza,
    a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós
    capacidade de recomeçar.
    Desejo a você, um final de semana cheio de amor e de alegrias.
    Afinal Deus nos a oportunidade de fazer novas amizades,
    ajudar mais pessoas,
    aprender e ensinar novas lições,
    vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
    Sorrir por novos motivos e chorar outros,
    porque amar o próximo é dar mais amparo,
    orar e agradecer .
    Fazer novas amizades é amadurecer um pouco mais
    e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
    É ser grato, reconhecido,
    forte, é ter fé acima de tudo.
    Que o Senhor abençoe a você,
    no doce lar Lugar onde vive!
    Que você possa ver sua
    família crescer e progredir,
    e tenhas uma vida longa,
    com saúde , paz e eterna felicidade.
    Um Feliz Dia Do Amigo : Estou atrasada , mais Nunca esqueceria essa data.
    Tem um mimo
    na postagem fique a vontade para pegar.
    Um abençoado final de semana.
    Deus abençoe VOCÊ!
    Beijos da amiga sempre ,Evanir.

    ResponderExcluir
  10. Selma, um amigo de verdade assim, mesmo que não tenhamos contatos diretos, estamos com eles lá dentro do peito, para sempre.
    E hoje li uma frase que achei o máximo e deixo aqui pra você de presente: "Os verdadeiros amigos são aqueles que nos criticam pela frente e nos defendem nas nossas costas." Lindo, não?
    beijinhos cariocas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth!

      Bela frase! E muito verdadeira!
      Beijos e uma semana linda!

      Excluir
  11. Amiga,
    ter amigos é muito bom e quando são verdadeiros melhor ainda!
    Feliz dia do amigo, ontem, hoje e sempre!

    Bjs d ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea!

      E a vida com amigos sinceros é muito melhor.

      Beijos e toda felicidade pra ti!

      Beijos

      Excluir
  12. Selma, amigo que é amigo a gente guarda no peito. De verdade. Por coincidência minha primeira amiga também chamava Marisa. Eu nunca a esqueci. Bjs e feliz dia do amigo!

    ResponderExcluir
  13. Muito legal o texto tbm tenho amigas de mais de 30 anos começamos desde a segunda serie isso é um tesouro imenso.

    ResponderExcluir
  14. Hey, Selma! Obrigada pelo seu comentário lá no blog. Escolhi este post aqui pra deixar o meu comentário porque achei ele lindo, encantador! Uma bela semana pra você. Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Oi Etienne!

    Você que é uma fofa!

    Beijos, flor!

    Desejo uma semana iluminada!

    ResponderExcluir