sexta-feira, 21 de junho de 2013

O Gigante acordou, foi?



 
Essa é a pergunta que tenho feito esses dias e confesso que ainda observo com certa incredulidade toda essa afirmação de mudança de que o povo finalmente acordou e a partir de agora as coisas vão melhorar. Será? Eu juro que adoraria estar errada. Mas é que ainda é muito cedo, pelo menos pra mim, acreditar que depois de todos esses protestos, as coisas mudarão. Talvez a culpa do meu ceticismo seja a impunidade.

Quando as manifestações começaram, não imaginei que contagiariam todo o país. E foi bonito ver o povo todo indo pra rua e reivindicando direitos, cobrando do governo melhores condições de saúde, educação e transporte. Mesmo com uma minoria avacalhando o movimento, eu estava torcendo para que as vozes dos milhares de brasileiros atingissem o objetivo maior e mostrasse ao mundo que o Brasil está longe de ser essa maravilha que o atual governo "pinta" no exterior.

Eu queria tanto acreditar que esse grito, pedindo um basta na roubalheira e bandidagem do congresso nacional, transformasse de alguma maneira, o modo como se faz política neste país. O povo cansou? Caramba! O povo cansou faz tempo!!!

O país vive um colapso estrutural de décadas de abandono. Por mais que eu deteste a cara de pau do Lula e toda sua trupe, eu tenho a convicção que o caos de hoje é resultado das péssimas administrações municipais e estaduais e de um governo federal ausente e igualmente corrupto.

Aí eu fico pensando nas nossas atitudes como eleitores... Quando eu tinha uns 11 anos, vi o impeachment do Collor e anos depois, vi aquele mesmo senhor, chamado de "ladrão", ser eleito senador. Quem foi que o elegeu? Acompanhei abismada, um dos maiores escândalos de corrupção que o Brasil já teve e via o povo defender o governo, dizendo que tudo "era intriga da oposição".  Sempre soube que a Copa do Mundo seria uma mina de ouro para a maior roubalheira nacional da história. E nessa teta de vaca gorda, tem muita gente mamando... Enfim, foi o mensalão, dinheiro na cueca, conta no exterior e tantos outros escândalos, onde não vi punição decente ser aplicada, que fez com que eu ficasse assim, descrente.

Seria maravilhoso testemunhar um dia, que todos os clamores das manifestações de hoje, com todos os problemas e transtornos e até mesmo o vandalismo, trará mudanças significativas para todos nós brasileiros, um povo cansado de tudo. Cansado de ser roubado, de não ter escola decente, hospitais equipados, assistência médica, segurança, pavimentação, investimentos eficientes em energia e abastecimento de água... É tanta coisa, né? E é o básico do básico daquilo que precisamos.

O Povo acordou? Assim espero.

O Brasil vai mudar? Sei dizer não... Vamos ver onde tudo isso vai parar.

 

*Blogagem coletiva proposta pelo blog Escritos Lisérgicos.
*Esta é só minha opnião, quase um desabafo, na verdade.

33 comentários:

  1. Parece que acordou, mas acordaram ou ACHAM que lhes deram espaço, os baderneiros que querem atrapalhar os que protestam em paz e pelas mudanças. Beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica!

      Realmente, a minoria baderneira estragou o que estavabonito de se ver.
      Beijos

      Selma

      Excluir
  2. É isto também o que penso e o que venho observando em nosso país ao longo de décadas, Selma.
    Concordo contigo que o entusiasmo diante de todas estas manifestações legítimas, não pode servir de véu para a realidade;só o povo nas ruas não muda as estruturas políticas da nação, mas faz uma diferença sim, e grande.Mostrando que não há mais aceitação ou ilusões que acomodem as consciências, quero crer que a classe política está balançada em seus atos antes, impunes.
    Agora é preciso articulação e foco.Representatividade popular séria lá no Congresso.
    Um abraço,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Calu!

      Bem colocado, flor! Épreciso urgentemente um foco.

      Beijos

      Selma

      Excluir
  3. Olá, querida Selma
    Poso falar um pouco pela área de educação... é um descaso total (sou professora aposentada)...
    Saúde??? Tenho que gastar muito com plano de sáude se não quero morrer à mingua... mesmo com o baixo salário...
    E... vc sabe tao bem ou melhor do que eu a listona que cresce das urgências para nós, brasileiros...
    Sejamos abençoados e tentemos ser felizes.... se der!!!
    Bjm de paz e solidariedade para nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor!

      Moro num estado abandonado, onde em muitas cidades do interior o ano letivo não começou. Aqui a descaso com saúde e educação é absurdo.

      Beijos, amada!

      Selma

      Excluir
  4. Olá Selma!!
    Tenho mais tempo de "janela" do que você... assisti a tomada do poder pelos militares...e nunca entendi muito bem o que se passava... minha família não manifestou suas ideias e fiquei assistindo "a caravana passar"... e assim foi em todos os movimentos populares ...sempre vi muita emoção, muito barulho e pouco resultado concreto... o povo recobrou o direito ao voto, mas não aprendeu a votar ;-(
    Agora, vou parafrasear você: "O Brasil vai mudar? Sei dizer não... Vamos ver onde tudo isso vai parar."

    Abração
    Jan


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jan!

      Pois é... O problema dessas manifestações, é o barulho desfocado. Sobre as mudanças, precisamos mudar também a maneira como votamos, como cobramos...

      Beijos

      Selma

      Excluir
  5. Selma,excelente seu texto e eu tb me faço essa mesma pergunta.Espero que não seja só fogo de palha.bjs e bom fim de semana,

    ResponderExcluir
  6. Selma querida, tudo bem?
    Acho que o Brasil não vai melhorar nadinha, pois os
    políticos não estão nem aí, eles fazem é zombar da nossa
    cara.
    O Fernando Collor voltou à política, o povo esquece rápido.
    Vamos ver se o gigante não dorme novamente e não esquece dos
    corruptos.

    Beijos, bom fds ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea!

      A gente vê tanta coisa, que "só acredita, vendo".

      Beijos

      Selma

      Excluir
  7. Querida Selma,
    Gostei muito do que escreveu
    Se o país vai mudar?
    Sinceramente, espero que sim
    Tenha um ótimo final de semana e tudo de melhor
    Beijos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Verena!

      Espero que tudo mude e todos nós sejamos mais rigorosos nas atitudes. Mas tá difícil...

      Beijos

      Selma

      Excluir
  8. Selma:
    Vim retribuir sua gentil visita ao meu blog.
    Infelizmente, tenho que concordar com você.
    Creio que no Brasil, não se faz um política decente, e sim uma politicagem.
    Que o povo não tem memória e vota errado.
    Que é muito barulho, e pouco resultado produtivo e positivo.
    Que falta articulação e uma condução melhor no jeito de governar o Brasil.
    Enfim, são tantos os erros, que fica quase impossível acreditar nas mudanças.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  9. Vamos ter esperanças.... sim e não. É difícil acreditar numa mudança assim, repentina, mas acho que é um começo.O Collor, eu assisti a tudo e tbm fiquei indignada com sua eleição ao Senado assim como fico indignada com o Sr. Maluf por aí, bandido e não pego. Isso é de uma decepção sem tamanho...
    Impunidade, é essa a marmota que acontece no Brasil.
    Mas, vamos que vamos... quem sabe agora vai pra valer?

    Uma ótima semana, Selma.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara!

      Pior que não consigo ter esperanças. Estou bastante descrente.

      Mas, torço sempre pelo melhor.

      Beijos

      Selma

      Excluir
  10. Selma, corajoso seu post tal como os comentários de muitos parceiros em comum, como a Jan.
    "Criei" (em verdade dei apenas espaço para divulgação) esta BC involuntária para ler as mais diversas opiniões e opinar, contudo, este papo de "gigante" que acordou, para mim já está bem esgotado. No início tudo parecia certo, havia um foco, o problema da tarifa de ônibus e, a parte das mortes que já houveram e do vandalismo já tão debatido, o que vejo é um bando de gente ignorante indo atrás de poucos, sem um rumo certo. Protestar contra tudo é acabar protestando contra nada.
    Por fim, percebi que futebol, política e religião se discutem sim, mas quem foge ao senso comum deve estar preparado para ler muita asneira, não necessariamente apenas em seus comentários.
    Infelizmente, o povo brasileiro é de uma "ingenuidade" ou "tapa o sol com a peneira" como dizem, para poder idealizar o que claramente não vai se concretizar.
    Não. Eu não estou, eu não SOU otimista mesmo acerca de política, por esta razão sempre me autodenominei apolítico, apesar de ter um senso um pouco melhor de quem fica "generalizando o óbvio por aí".
    Boa semana parceira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Christian!

      Bem colocado. Precisa-se de foco!
      Gostei muito da sua proposta para essa blogagem. Foi interessante ler as várias opiniões sobre esse assunto. Parabéns pela iniciativa.
      Acabei postando um desabafo. Li tanta coisa sobre estas manifestações nas redes sociais, ouvi tanta asneira, até hostilizada fui. Mas não deixei de dizer exactamente o que penso.
      E o que penso é que essa zorra tá aí faz tempo, que nos últimos anos piorou e muito e que só sair pelas ruas, com cartazes na mão, não vai mudar nada.

      Beijos

      Selma

      Excluir
  11. Selminha acredito que o povo não acordou, o povo cansou. Cansou de ser enganado e isso tem sido há tempos. Tanto que vi isso na última eleição que foi a municipal. Muitos não se elegeram. O povo cansou de minimo sabendo que podemos o máximo. Do jeito tá não dá mais...tá um absurdo, tão zombando mesmo com a nossa cara!
    Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amada!

      Acho que cansamos todos. O problema é o que faremos. Porque de uma coisa eu sei: o governo não vai fazer nada!

      Beijos

      Selma

      Excluir
  12. Acordou eu acho, mais está meio perdido, dessintonizado, mal informado, mal acostumado e os próximos passos de cada um no dia-a-dia no exercício da cidadania e da cobrança de seus direitos, bem, como dos grupos e manifestações, cobranças, votos é o que vai dizer se algo vai ou não mudar.
    Como eu parafraseei hj no meu blog, acredito que "a revolução somos nós"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tina!

      Assim eu sigo esperando. Eu queria ver um "sacode" pra valer, sabe?
      Porque só ir pras ruas... Eu acho que o governo vai tratar deamenizar e vai ficar por isso mesmo.

      Beijos

      Selma

      Excluir
  13. Selma obrigada pela visita. Ótimo post. Entendo sua incredulidade de que as coisas possam mudar. Eu acredito que sim, embora, tenha plena consciência que esta mudança não deve ocorrer somente com relação aos políticos, mas sim em cada cidadão. As pessoas reclamam sobre corrupção, sobre desvios de dinheiro, improbidade, falta de ética e moralidade, entretanto praticam atos iguais. É necessário que cada um promova sua mudança pessoal, para de ficar tentando "tirar vantagem" de qualquer coisa, esqueçam o famoso "jeitinho brasileiro". Elas reclamam do político e não tem o menor pudor de "molhar a mão do guardinha de trânsito", ou de trocar seu voto por favores pessoais. Isso também é corrupção.
    Ir as ruas e lutar por seus direitos é direito fundamental de cada cidadão, mas também é dever agir com probidade, honestidade, e ética seja ao administrar a cidade ou sua vida.
    Vamos adotar uma postura integra e começar a fazer nossa parte.
    Boa semana Selma, e obrigada mais uma vez por sua visita. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor!

      Bem lembrado! Em tempos onde gritamos em chega para a corrupção, precisamos dar exemplo.

      Beijos

      Selma

      Excluir
  14. Oi Selma!
    Primeiro parabéns pela tua análise lúcida e forte... Precisamos realmente questionar nossas próprias atitudes como cidadãos enquanto responsáveis pelas escolhas na urna... eleger o Collor, tu me desculpa mas realmente é uma decisão difícil de aceitar.
    Quero acreditar que muitas pessoas que nem lembram que ano passado teve eleição e em quem votaram nas eleições municipais, agora, frente a toda essas manifestações, vai se apropriar do seu direito ao voto do próximo ano e se responsabilizar em escolher o político que vai lhe representar; e torço também que o MP e a Justiça nos brindem com sistemas de filtro que impeçam pessoas má intencionadas a se candidatarem, precisamos de pessoas honestas se candidatando e querendo ser a diferença nesse mar de lama dos velhos lobos em pele de ovelha: Sarney, Collor, Renan Calheiros...
    Bjkas
    Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila!

      Obrigada!

      Estamos todos passa do por esse momento reflexivo e sóespero que ano que vem, na eleição, o povo não invente de vender seu voto como tanto vi nas ultimas eleições.

      Beijos

      Selma

      Excluir
  15. Oi Selma!!!

    Todo este sistema político, econômico e social é decepcionante e desanimador mas agora parece que com a internet está mais difícil as coisas caírem no esquecimento e ficarem por isso mesmo... as pessoas estão mais ligadas, indignadas e saturadas então toda esta revolta tem motivo concreto e a informação abre a mente das pessoas e está se expandindo numa velocidade que antigamente não existia, é diferente, e já vimos resultados efetivos como a redução das tarifas do ônibus e abaixo a PEC 37(absurdo!!!) tenho a impressão que de agora em diante o povo vai ficar em cima cobrando as coisas erradas a calçada que está esburacada, a escola com falta de professores e sem infraestrutura, os hospitais e os médicos que sofrem com a super lotação que impede de atender com dignidade os pacientes, empresários que vão a falência porque para manterem um funcionário com carteira assinada tem que pagar tributos absurdos para o governo, então o que eu vejo é que a insatisfação é geral em todas as classes sociais, eles distorcem quando dizem que os impostos só prejudicam os pobres não é verdade, os empresários também vão a falência porque muito eles tem que dar para o governo uma tributação excessiva que os prejudica também, então agora me parece que a coisa é diferente... não é só o pobre prejudicado, mas a classe média e os empresários também então todos cobrando juntos é uma força maior e quem elege eles somos nós, quando começarem a limpa e tirar os ladrões de lá, não vai ser assim tão fácil eles continuarem lá. È uma vergonha isto, nos outros países os políticos cumprem o seu trabalho não é preciso cobrar e dizer o que eles tem que fazer, aqui a gente tem que implorar para eles fazerem o mínimo quando é obrigação deles ao invés de roubarem o tempo todo. Acho que este movimento tem que continuar sempre e continuar as cobranças, a vigilância e ficar em cima, assim não tem como continuar roubalheira e impunidade, isto é a verdadeira democracia!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!

      Ótimo comentário!

      De fato, a internet tá aí pra fazer valer um grito de milhares. O que eu desejo realmente, é que esse grito tenha eco no dia da eleição. Que neste dia mega importante, tudo o que for visto e compartilhado, sobre político ficha suja, mensalão, corrupção e tudo mais, seja reconhecido e não esquecido e que a massa saiba fazer valer todos os protestos.

      Beijos

      Selma

      Excluir
  16. Oi Selminha!
    Menina, bem que vc disse que seu texto era na mesma linha de raciocínio do meu. Eu ainda estou descrente, sabe? Vejo muita hipocrisia, vejo muito o "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço." Vejo muita gente que mostra ser o que não é defendendo a bandeira da honra, honestidade e bons costumes. Enfim... Vejo muito barulho pra pouca ação, pouco direcionamento. Não sei. Mas, acho que as coisas foram feitas de maneira errada e no tempo errado. Quando as eleições chega cada um que vote no candidato que lhe ofereça alguma vantagem, ou ofereça alguma vantagem a um parente. Tem gente que vendeu o voto descaradamente nas ultimas eleições e agora está nas ruas cobrando mudança dos político. Peraê, falso moralismo tem limites.
    Mas, enfim... Espero que essas mudanças repercutam em algo positivo. Pode ter certeza, no dia que a juventude aqui de minha cidade se reunir e resolver lutar por uma causa decente e de maneira decente eu estarei lá no meio com certeza. Por enquanto, acompanho tudo de longe, ora sendo acusada de omissa, ora de pessimista, mas de hipócrita ninguém nunca vai poder me chamar.
    Um beijo, amada! Estamos unidas pelo ceticismo!

    A seguir cenas dos próximos capítulo.

    Verônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor!

      Também espero essas mudanças e até lá, vamos observando as novidades que o governo inventa para driblar essa crise moral ( e económica ) que enfrentamos.

      Beijos!!!

      Excluir
  17. Olá Selma!

    Pois é, o Brasil tem tido muitos problemas. Tenho acompanhado pela tv. Espero que tudo se resolva pelo melhor.

    Beijos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    http://jakeemary.blogspot.com/2013/07/capitulo-7-mary.html

    ResponderExcluir