segunda-feira, 2 de julho de 2012

Doação de Medula Óssea.


Sendo esse assunto muito importante, resolvi falar mais um pouco aqui no blog sobre a doação de medula óssea. 
De acordo com informações do folder que recebi dos Amigos de Conceição, cujo conteúdo foi transcrito do folder da AMEO – Associação da Medula Óssea, a chance de encontrar uma medula compatível é em média de uma em 100.000. É necessário um grande número de voluntários registrados no REDOME (Registro de Doadores de Medula Óssea) para que os pacientes tenham chance de encontrar um doador compatível.
O paciente tem 25% de chance de encontrar um doador compatível entre irmãos. A maior parte dos pacientes não encontra um doador compatível na família e então, procura-se um doador no REDOME.
Para se cadastrar, é preciso ter entre 18 e 54 anos e bom estado de saúde. Colher até 10 ml de sangue para o teste de compatibilidade (HLA), não é necessário jejum, fornecer identificação e endereço para colocar no banco de dados com o resultado do exame de HLA.
Para doar: Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada. Se houver compatibilidade, outros testes sanguíneos serão necessários e sendo confirmada a compatibilidade, você será convocado para decidir se quer doar ou não. Um médico clínico dará mais informações e irá esclarecer dúvidas sobre todo o procedimento.
Como falei aqui, acho essa doação um gesto de amor e a sementinha foi plantada no meu coração. Para informações mais detalhadas, acho bacana visitar o site da AMEO ou procurar um hemocentro próximo. Acho que essa idéia deve ser compartilhada : ) !

2 comentários:

  1. Olá, achei seu blog e adorei!! Estou te seguindo! Quando der, dê uma passadinha lá no meu
    avidamudaeutambem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!
    Que bom que gostou : ) !!!
    Vou passar agora mesmo!
    Beijos,
    Selma.

    ResponderExcluir