sábado, 26 de maio de 2012

Os Lindos Mosteiros de Meteora.
























Na planície de Tessália, na Grécia Central, está localizado um conjunto de rochas naturalmente esculpidas pela natureza e pelo tempo. Mas o que mais chama atenção, além da beleza do lugar, são as impressionantes construções de mosteiros que ocupam o topo de alguns rochedos. A história conta que a primeira construção aconteceu por volta do século 14, quando os monges bizantinos, elegeram a região de Meteora, local onde estão os rochedos, como um lugar seguro, longe das invasões que aconteciam na época. Alguns não existem mais, mas outros resistiram ao tempo e hoje é atração bastante visitada, tornando-se um dos principais destinos turísticos da Grécia. Em 1998, a UNESCO classificou o conjunto arquitetônico como Patrimônio da Humanidade.

Eu sempre tive um verdadeiro fascínio por construções antigas, especialmente por construções religiosas. Não tenho idéia do motivo, mas quando estou visitando um mosteiro, sinto-me incrivelmente segura, cercada de paz e aconchego. É como se nada de ruim pudesse acontecer e nenhuma notícia desagradável fosse chegar.

Então, quando vi as imagens dessas magníficas construções que se misturam e se completam com a grandiosa paisagem montanhosa, fiquei deslumbrada. Gente...é espetacularmente ousado o trabalho de quem desenhou, planejou e executou a construção desses templos. Lindo demais!

Uma vontade enorme de um dia poder sentir de pertinho a maravilha que deve ser o clima, o silêncio, o vento, o sol, a beleza das nuvens baixinhas, quase tocando o rochedo e o céu. Eu fico imaginando o nascer e o pôr do sol por entre estas colunas de pedras e a tranquilidade da noite, com a lua e as estrelas iluminando toda a planície. Um dos lugares que quero visitar, com certeza!






6 comentários:

  1. Paulo (marido de Selma)27 de maio de 2012 às 10:48

    Se não tiver elevador.., vc vai só!!!!

    ResponderExcluir
  2. É CLARO que pode participar da blogagem coletiva!!!! Sempre!!!

    E se nos ajudar a espalhar o projeto "gaste tempo com quem você ama", ainda melhor! Bem vinda ao time!

    Bjos e bençãos.
    Mirys
    www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. aconteceu comigo algo interessante. Ao visitar o mosteiro dos Jerônimos em Portugal, me sentí como se fosse um noviço daqueles. Estranho, sentia que já estivera por lá, chegando até a reconhecer os lugares enquanto subia os degraus da escada. Sabia até o lugar em que eu me sentava!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Que experiência maravilhosa, Fafah! Eu sinto uma paz incrível. A vontade que tenho é de largar tudo e ir morar no lugar. Quando estou sozinha( marido viajando) ou quando algo me inquieta, elevo minha imaginação para um mosteiro ou convento e me acalmo. Até consigo dormir, acredita?
    Cada coisa , né? rsss...
    beijos!
    Selma.

    ResponderExcluir
  5. São lindos, mas me lembram aqueles lugares mal-assombrados dos filmes de terror! Kkkkk
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir