segunda-feira, 7 de maio de 2012

Jardim é vida!



Eu sempre adorei jardinagem. Praticava desde criança juntamente com minha mãe, que é uma grande apaixonada por plantas, dessas que passa horas cuidando dos vasos, fazendo novas mudinhas, cuidando das raízes e retirando folhas secas. Aprendi muita coisa sobre planta com ela e com papai, que também gostava de plantar e cuidar de uma horta que tínhamos em casa. Aliás, a profissão dele era agricultor, já teve engenho de cana de açúcar e sem dúvida alguma, era isso que ele amava fazer na vida. Mexer com terra e plantação.
Herdei dos dois esse amor e necessidade de ter plantas e cuidar delas. Tanto que, depois de um tempo, decidi fazer um curso de paisagismo e entender mais sobre a parte técnica de um jardim. Fiz dois cursos maravilhosos, um no CEPA – Centro de Pesquisas Paisagísticas e outro no SENAC Recife.
Acho que as plantas possuem poderes mágicos e conseguem energizar positivamente um ambiente. Basta um vasinho com flor pra mudar o astral da nossa casa, de um escritório ou da empresa.  Acredito mesmo nisso.  E eu sou dessas que fala com as plantas, que desabafa quando tem um problema e até conta as loucuras, assim, como quem conversa com a melhor amiga, sabe? Pronto. Eu abraço minhas plantinhas quando vou viajar. Peço que não fiquem sentidas e não morram e que cuidem da energia da casa.
Já chorei abraçando árvore de tão emocionada que fiquei. A Praça da República, em Recife, tem um Baobá que me deixa assim, emocionada e feliz quando abraço.  Quem quiser me ache doida, louca de pedra. Mas eu consigo sentir a energia de uma árvore e quando eu a abraço me sinto bem de verdade, mais saudável, mais revigorada de corpo e alma.  Lembro que quando visitei o cajueiro gigante em Natal- RN, abracei o tronco dele e nem me importei com a quantidade de gente que estava por lá. 
Paisagismo é mais que profissão ou terapia. É tratamento de alma. Dá trabalho cuidar de um jardim? Um pouquinho. Mas é tão gostoso ver a natureza se impor, tomar seu rumo natural. É tão grandioso testemunhar uma semente crescer, florescer e muitas vezes frutificar.  No pequeno jardim que fiz na casa que morei no Janga, misturei flores e frutas. Adoro o sabor doce do meu Sapoti, que tem nome, viu? É... Eu dou nome para minhas plantas. Acho lindo o colorido que o pé de acerola confere à paisagem, além do sabor e benefício que a frutinha nos dá. Gosto da visita dos beija-flores e das muitas borboletas ao Jasmim, que é quase da altura da casa. Jardim é isso pra mim. Vida, saúde e aconchego.














2 comentários:

  1. Eita, a gente fez esse curso do Senac juntas , lembra! Daí eu não parei mais, fazendo inclusive um curso avançado profissionalizante na faculdade Esuda. Tb não posso ver uma plantinho amiga, tenho um "dedo verde"!

    bjks

    ResponderExcluir
  2. Oi fafah!
    Claro que lembro, flor! Saudade da hora do cafezinho, rss...Muito legal o curso do Senac. Soube que o da Esuda é ótimo. Eu adoro plantas...quando fui ao Jardim Botânico no RJ, fiquei com vontade de morar lá : ) ...hahaha

    Beijos, amore.
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir