quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dengue é ruim demais!


Fui passar feriado de semana Santa em Recife e matar a saudade de mamãe e do meu irmão, que chegou do Rio pra passar uns dias de férias com a gente. Chegamos no sábado. Família reunida, menos Luanda, que ficou no Rio de Janeiro por motivos de força maior, mas que fez uma falta danada e tenho fé em Deus que em janeiro mato  essa saudade, dela e do feijão preto, super carioca que ela faz e um brigadeirão  que meu irmão quando fala saliva e deixa a gente torto de vontade.
Tudo lindo e maravilhoso até Paulo ser derrubado pelo mosquitinho da Dengue. Eu já tive dengue há um tempão  e foi punk! Na época, achava que era uma gripe, ignorei os sintomas e só resolvi procurar um médico quando estava toda cheia de pontinhos vermelhos pelo corpo e pensei ser uma intoxicação. Ele achou estranha a febre alta sem motivo. Não tinha Dipirona no mundo que baixasse a danadinha. Fomos pro hospital e o exame constatou que era Dengue. Ainda bem que mamãe é enfermeira e ele fez o tratamento em casa mesmo. Muito soro, vitamina C, Dipirona e repouso.  Por sorte, os sintomas nele foram bem fracos. Quando mamãe a teve, ficou 15 dias muito debilitada, com vômito, dor no corpo todo, sem fome e febre muito alta.
E Dengue é ruim demais. Todo cuidado é pouco e nunca podemos ignorar os sintomas. Essa história que quem tá com Dengue está dengoso é só pra quem nunca teve. A gente fica com a boca amargando, uma dor de cabeça chata, uma dor enorme no fundo dos olhos, diarréia, vômito, falta de apetite, dor muscular, fraqueza, parece que cada perna pesa 100 quilos e uma febre que não baixa quase nunca.  Exames de sangue para monitorar os leucócitos e plaquetas são fundamentais para evitar o pior, como uma dengue hemorrágica, e muita hidratação por via oral e soro, quando recomendado. Não pode descuidar. Tem que ir ao médico mesmo.
Por indicação médica, já que as plaquetas estavam muito baixas, cancelamos a volta para São Luís. Depois de dois dias ele melhorou, fez novos exames e foi liberado pra viajar. Só o que o incomoda agora é a coceira no corpo todo. Fora isso, os dias ao lado da  minha família, minha mãe e meu irmão foram ótimos, só a saudade que é grande e como disse meu irmão: “... uma vontade de ficar danada!”.

2 comentários:

  1. Pôxa que chata essa dengue! Derruba todo mundo.
    Melhoras pra ele então,

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoo Fafah! Obrigada. Muito chata mesmo essa doença. E mesmo que a gente cuide da nossa casa, do nosso quintal, sempre tem um vizinho descuidado, uma tampa de qualquer coisa esquecida num canto da rua...e o resultado é esse, né? Mas ele tá bem melhor. Beijos, amada.

      Excluir